Raça Saluki

  • Classificação FCI.:
  • Grupo 10 : Lebréis.
  • Seção 1: Lebréis de Pêlo Longo ou Franjados.
  • Padrão 269.
  • País de origem: Irã.
  • Utilização: Caça.
Artigo: Saluki o cão sagrado do Islamismo

PADRÃO OFICIAL DA RAÇA

APARÊNCIA GERAL: Cão de linhas harmoniosas e elegantes, mas de musculatura potente, o saluki é um lebrél cuja a forma corresponde quase ao quadrado. Cão de carreira, originalmente, graças às suas condições de agilidade, velocidade e resistência, é capaz de capturar e matar a presa tanto no deserto arenoso como em plena montanha. No seu país de origem, existem diversos tipos de saluki.

CABEÇA: Longa, estreita, fina. Vista de perfil ou de cima, afila-se gradativamente ao nariz. Este é preto em todos os cães de pelagem escura enquanto que nos exemplares de pelagem mais clara pode ser pardo ou ainda mais claro, fossas nasais de linhas retas ou levemente elevadas. O focinho é longo, de linha reduzida, potente; a mandíbula robusta e completa. Stop apenaas marcado. A parte superior do crânio é achatada e alarga-se nas orelhas; crista occipital pronunciada.

Olhos: Relativamente grandes, mas não proeminente, brilhantes, de cor variávelentre o pardo escuro e o pardo claro. A abertura das pálpebras é de forma ovalada: sua borda deve ser preta, principalmente nos cães de pelagem escura. O olhar está cheio de dignidade e doçura; parece dirigir-se ao longe; quando o cão está atento, o seu olhar é penetrante e curioso.

Orelhas: De inserção bastante alta, com posição caída, providas de longos pêlos sedosos, às vezes ligeiramente ondulados. A sua largura é de uns 7 ou 8 cm; o comprimento entre os 11 e 14 cm. Quando o cão está atento, tende a levantar as orelhas e dirigí-las para a frente.

PESCOÇO: Longo, flexível e elegante; sua musculatura não deve ser muito visível.

TRONCO: Alongado. Tórax achatado e profundo; costelas pouco arqueadas e geralmente visíveis. Cruzes bem acentuadas; dorso reto com leve depressão atrás das cruzes. O dorso e o lombo são relativamente largos e estão providos de músculos potentes. Os lombos, por efeito da musculatura, estão bem modelados. Os ossos das ancas devem ser visíveis e suficientemente distanciados. Garupa levemente caída. Ventre retraído.

Cauda: Longo. Deve chegar, pelo menos, à ponta do jarrete. De inserção baixa e larga na raiz, vai-se afinando na ponta. Levada reta ou levemente curva; a ponta pode formar uma curva em forma de anel. Quando o cão está excitado ou em plena ação pode ter uma posição mais alta. A porção inferior está abundantemente provida de pêlos que caem em longas franjas sedosas.

MEMBROS ANTERIORES: Os ângulos das articulações são muito abertos; ombros bem aprumados, longos, fortes, com musculatura enxuta e bem pegados ao corpo. Os cotovelos aderem bem à parte inferior do tórax. O antebraço é longo, reto, muito fino, musculoso. O metacarpo é relativamente curto. Os pés são sólidos, os dedos relativamente longos, bem arqueados e compactos.

MEMBROS POSTERIORES: Os ângulos das articulações estão bem marcados mas sem exagero; a coxa é potente e musculosa sem adiposidade. A perna longa, sem rastos de debilidade. Jarrete simples. Metatarso e pés iguais aos anteriores.

MOVIMENTAÇÃO: Dinâmica, rápida, elástica.

PELAGEM: Curto, suave, e brilhante. Nos ombros e nas coxas - mais raramente no peito e nos flancos - como também no dorso pode crescer, sobre o pêlo curto, um pêlo longo, às vezes ligeiramente ondulado, às vezes lanoso, fino e sedoso. A porção posterior dos membros anteriores e das coxas, levam pêlos sedosos e suaves. Entre os dedos também pode crescer um pêlos mais longo. A cauda está adornada com uma franja muito desenvolvida. A franja não deve ser lanosa nem formar mechão; pode ter um desenvolvimento variável. Existe uma variedade de saluki com pêlo curto na sua totalidade, isto é, sem apresentar franjas nem pêlo lanoso. Para tudo o mais, vale o mesmo standart.

Cor: Com exceção do preto puro e do branco puro, como também do tigrado, todas as cores estão admitidas tons uniformes ou manchados, tricolor, preto-fogo, cinzento-azul, ou com manchas mais claras, pardo, vermelho com máscaras pretas e bordas pretas nas orelhas.

TALHE: Altura varia entre 58 e 71 cm nos machos; as fêmeas são menores, mas não devem medir menos de 54 cm nas cruzes.

Peso: Entre 13 e 30 Kg.

FALTAS: Qualquer desvio, dos termos deste padrão, deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.

NOTA: Os machos devem apresentar os dois testículos, bem visíveis e normais, totalmente descidos na bolsa na bolsa escrotal.

O Saluki é considerado uma das raças puras as mais velhas de cães no mundo. Os cães do tipo de Greyhound com longos pelos nas orelhas, nos pés e nas caudas foram encontrados nos túmulos que datam para trás a 2100 A.C. Escavações recentes do império sumerian (7.000-6.000 A.C.) desenvaram encraves dos cães com uma semelhança impressionante ao Saluki.

Originalmente das regiões vastas do mundo antigo, os viajantes europeus trouxeram Salukis com eles. Há uma evidência de Salukis na Bélgica durante as idades médias, mas sua popularidade tornou-se a mais evidente em 1800s na Inglaterra. O Saluki ou o Gazelle Hound Club foi fundado na Inglaterra em 1923 e o clube de Saluki da América foi fundado quatro anos mais tarde.

Salukis tem duas variacoes - lisas e pelo longo. Embora se veja os pelos longos em exposicoes nos estados unidos, a evidência mostra que em seus países de origem lisos e pelo longo igualmente foram desejados e criados normalmente juntos. Alguns tribos mantiveram somente a variedade lisa, e todo o Salukis foi usado para a caça, selecionado como o estoque produzindo baseado em abilidades da caça e em resistencia.

Em 1919, o livro da sociedade geográfica nacional dos cães disse isso sobre Salukis: "esta raça antiga é um dos mais peculiares, mais bonitos, mais intrigante dos cães".

Possivelmente nenhum outro cão mudou tao pouco desde a antiguidade ate os dias de hoje. A primeira peculiaridade a notar é a combinação curiosa do curto cabelo próximo ao corpo, com um sedoso pelo nas orelhas e pelos sedosos longos no dorso. A primeira vista parece um Greyhound. Mas, ao contrário de outros cães corredores, o Saluki é curto e reto no corpo, embora muito longo e alto. Seu perfil esboça das patas dianteiras, da parte traseira, dos pés e da altura, forma um quadrado quase perfeito. Um fato que tende a mostrar a antiguidade do Saluki é que nenhuma combinação de cães parece ser capaz de produzir uma criatura apenas como ele". Diversas características ajustaram o Saluki aparte das outras raças de Sighthound, incluindo cabeças, perfil, pés e movimento.