O Canil

A criação do Canil Pontal da Solidão foi em 1976 logo após a compra de uma cadela de nome Danusa da Fortaleza, nascida em 26 de julho de 1976.. Não foi um exemplar para exposição, mas tinha uma boa linha de sangue. Em 1978, do acasalamento de Danusa com Hurricane Of Road Coach, um macho de procedência de São Paulo e de propriedade de Luiz Dechheimer, foi o início efetivo do canil com uma ninhada em que se sobressairam Aretusa do Pontal da Solidão e Argus do Pontal da Solidão,nascidos em 12 de agosto de 1978. E foi o início, com a Aretusa e Argus, das conquistas em exposições com a primeira Exposição na cidade de Pelotas em 22 de abril de 1979, sendo julgados pelo juiz paulista Ariovaldo Arnoni. Essa estréia foi um sucesso com os dois exemplares ganhando melhor macho e melhor fêmea da raça . Começou, assim a escalada de sucesso do Canil alcançando já em 1979, o título de Melhor Canil da raça dálmata. Esses dois exemplares alcançaram os seguintes títulos: Campeão, Grande Campeão Campeão Internacional, Campeão Uruguaio e Campeão Paraguaio.

Aretusa, em 10 de agosto de 1980, deu a luz a sete filhotes, frutos de seu acasalamento com Paisley Torch of Kirkland, um macho campeão americano que haveria de ganhar o primeiro Ranking brasileiro em todas as raças.

Já com todos os títulos conquistados ,Aretusa se retira das pistas.Em 23 de março de 1982, repetindo o acasalamento com Torch, Aretusa é mãe de 4 filhotes, sendo dois machos e duas fêmeas.
Canil reserva o cão Dakkar do Pontal da Solidão para continuar o sucesso do mesmo e, já aos 4 meses ganha a raça e reserva de grupo com o juiz Ricardo Torres Simões, novamente em Pelotas. Dakkar, mais conhecido como Pinhão, torna-se o melhor dálmata da região sul conquistando, em tempo record, todos títulos de campeonato.

A nova ninhada de Aretusa foi em 23 de setembro de 1983, acasalando com o multicampeão americano Annlen Berlins Dylan Flyer, o "Artie". Dessa ninhada nasce 5 filhotes, 3 fêmeas e 2 machos. Um dos machos, Eden do Pontal da Solidão, vai para o Uruguai, sendo um grande padreador, deixando entre seus descendentes, o campeão mundial Allas Philipe, que mais tarde serve Ariana das Figueiras uma das matrizes do Canil.

Em 17 de março de 1986 Aretusa, com 8 anos de idade tem a sua última ninhada,sendo o padreador Dakkar do Pontal da Solidão. Desse acasalamento nasce 2 macho e 3 fêmeas. Aretusa deixa esse mundo em março de 1991 com a idade de 13 anos,deixando-nos todos com um sentimento de vazio e saudades.
Paralelamente, o Canil importou uma campeã americana Labyrinth Hi lili Heiloh em l987, fazendo uma belíssima campanha no Brasil, sendo a Melhor Dálmata. Novamente, estréia em pistas na cidade de Pelotas, em 4 de outubro de 1987, sendo juizes da mostras, Eugênio Henrique Pereira de Lucena, então Presidente da entidade máxima da cinofilia brasileira, e Jayme Martinelli,juiz de São Paulo, ambos experts na raça dálmata.Lili ganha a raça e o grupo ,indo para o final de exposição. Tinha chegado dos Estados Unidos fazia dois dias ! E, apresenta-se magnificamente.

Lili é servida, em março de 1989, pelo também campeão americano, Remarkable Remark of Croatia,tendo nascido, em 7 de maio de 1989, oito filhotes.Dessa ninhada é reservado um filhote,Jurere doPontal da Solidão, para fazer a continuidade de Lili. Jurere,de apelido Pinguim, logo se desponta nas pistas, conuistando os títulos de Jovem Campeão, Campeão, Grande Campeão,Campeão Internacional, Campeão Paraguaio e Sul Americano, títulos estes conquistados por ocasião da SICASUD ( hoje SICALAN) na cidade de Assuncion. Pinguim vem a ser o padreador do canil e, também, muito solicitado para cobrir fêmeas de outros Canis.

Grandes feitos Pinguim conquistou para o Canil culminando, em sua última exibição, com quase oito anos, sagrar-se Melhor Macho e Melhor Absoluto em Exposição Especializada da raça Dálmata, sob o julgamento do juiz chileno Eduardo Montoja.Seus filhos Ômega do Pontal da Solidão e Odara do Pontal da Solidão, seguindo seus passos, conquistaram todos os títulos de campeonato, além de Campeão Panamericano
Hoje o Canil conta com Ariana das Figueiras, já aposentada das pistas e da maternidade, pois está com 9 anos; Odara do Pontal da Solidão,completa em outubro 7 anos, Beauty Lucky Spots, importada do Uruguai, com 2 anos e Aretusa II ,nascida em 23 de abril de 2001. como padreadores do Canil, além de Pinguim, suas fêmeas são servidas pelos cães "tops" do Brasil e do estrangeiro Aí está um breve resumo do que foram os 25 anos de Criação.